Pular para o conteúdo principal

Parashat Noach


Por: Rabino Eliahu Birnbaum


Esta parashá tem duas fases diferentes: o mundo antes do dilúvio e o mundo depois do dilúvio, ou seja, o nosso mundo. Noach fracassou, porque salvou-se apenas a si mesmo, sendo incapaz de salvar a sua geração. Estaria ele satisfeito? É possível que somente depois do dilúvio Noach pode começar a perceber o que havia ocorrido. Todo o seu mundo havia desaparecido, tudo foi destruído, tudo tinha sido arrasado pela fúria das águas do dilúvio. Apesar de que os habitantes do mundo tenham sido seres perversos, eram, no entanto, seres vivos que respiravam e que haviam sido totalmente eliminados pelo dilúvio.

Após o dilúvio, a Noach lhe foi outorgado um presente especial, um obséquio que não havia sido conferido ao primeiro homem: um pacto com ele e com seus descendentes.

Nesta parashá é revelado o pacto com o mundo, o pacto entre o Criador e sua criação. Esta é a base da sobrevivência de Noach depois do dilúvio: sua função é a de estabelecer um pacto valioso para as gerações vindouras. Este pacto estabelece que o mundo não será destruído novamente, e que o caos não retornará jamais.

O pacto foi estabelecido entre D-us, Noach e as gerações vindouras, incluindo a toda a humanidade. Noach é o representante de toda a humanidade, e a origem da expressão “descendentes” de Noach, quer dizer, todos os seres humanos do mundo que D-us criou à Sua imagem.

“E disse D-us: ... “E com toda alma viva que está convosco, com a ave, com o animal e com todo animal selvagem da terra convosco”.

Esta afirmação amplia o marco do pacto, ou seja, que não se trata apenas de um pacto entre D-us e o homem, mas sim entre todo vivente e o Criador, entre D-us e a natureza. Neste pacto está incluído todo ser que possua o dom da vida, seja homem ou animal. Tudo o que respira está incluído neste pacto.

O pacto Divino não é similar a um pacto humano. Não se trata de um pacto que determina condições entre as duas partes com respeito a interesses comuns. Não se anula nem se modifica como conseqüência de uma mudança de uma das partes. Este pacto é uma lei da realidade natural. É uma criação Divina que se encontra além das inalteráveis leis da natureza. O pacto que se estabeleceu como decorrência de uma crise na geração do dilúvio constitui uma promessa Divina com respeito a existência do homem, inclui não apenas a seguridade de sua existência física mas também, a preservação de sua existência espiritual, ou seja a permanência de sua criação à semelhança de D-us”.

O pacto entre D-us e o homem, a criação e a natureza, não se produz apenas em forma verbal, mas se concretiza através do arco-íris. O arco constitui a prova de que não se produzirá outro dilúvio sobre a terra, capaz de destruir a humanidade.

Distintos intérpretes, Maimônides entre eles, afirmam que o arco-íris não é um fenômeno sobrenatural, milagroso, que se foi produzido depois do dilúvio, já que nossos olhos podem perceber este fenômeno colocando um recipiente com água sob os raios solares. Qual é então o sinal constituído com o aparecimento do arco-íris? É a renovação, depois do dilúvio, do arco-íris que foi criado durante a criação do mundo, para que constituísse um sinal e a garantia da existência da humanidade e a conservação do mundo.

Antes do dilúvio, o arco-íris era um fenômeno natural que não possuía um significado especial que foi adquirido depois do mesmo, convertendo-se então em um símbolo.

O arco-íris é, na realidade, um raio de sol puro que se desmembra em sete tonalidades. Talvez estas sete tonalidades representem a variedade que existe entre os seres humanos, desde a cor mais escura a mais pura, e então isso nos lembra que o pacto foi estabelecido com toda a natureza, com toda a criação, com todas as variedades de seres humanos.


Gostaria de saber mais sobre esse e mais temas semelhantes?, acesse os links abaixo:

https://go.hotmart.com/O89438430H
https://go.hotmart.com/R89438432G
https://go.hotmart.com/N89438433G
https://go.hotmart.com/P89438434R

1- Torá, 2- Dicionário, 3- Gramática, 4- Conversão
Respectivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O principe messiânico em Ezequiel

O “PRÍNCIPE” MESSIÂNICO EM EZEQUIEL QUEM É? O “Príncipe” de Ezequiel – Quem é? I. Introdução A idéia de que o futuro rei da linhagem de Davi, o Messias será uma pessoa de carne e osso parece perturbar muito os cristãos e os missionários em geral; afinal de contas, se Jesus é o Messias ele não é uma pessoa comum de acordo com a crença cristã tradicional, mas sim, um ser híbrido – meio humano, meio divino. Entretanto, mesmo sendo parte humano, Jesus não poderia ter filhos (segundo afirmam) e sendo alegadamente parte divino, ele não poderia cometer iniqüidades. Nesse estudo, um dos personagens centrais da segunda parte do livro de Ezequiel (caps. 40-48), chamado de “príncipe” [נָשִׂיא (nasí)] será estudado e identificado. Nosso foco será esse personagem que aparece várias vezes no livro de Ezequiel nas seções onde o profeta apresenta os eventos que ainda ocorrerão durante a Era Messiânica, dando ênfase à reedificação do Templo sagrado em Jerusalém, se

Plural Majestático, Não há mais de Um D'us.

Bereshit/Genesis1:26 Façamos o homem nossa imagem em Hebraico. כו וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים, נַעֲשֶׂה אָדָם בְּצַלְמֵנוּ כִּדְמוּתֵנוּ; וְיִרְדּוּ בִדְגַת הַיָּם וּבְעוֹף הַשָּׁמַיִם, וּבַבְּהֵמָה וּבְכָל-הָאָרֶץ, וּבְכָל-הָרֶמֶשׂ, הָרֹמֵשׂ עַל-הָאָרֶץ. Português: E disse Deus:   Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;   domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. É comum o uso verbal pluralico hebraico para a pessoa singular. Exemplos Juizes 13:15,Daniel 2:36 e outros. Deus estava tão acompanhado quanto um REI... Apesar de ser UM SÓ, você diz "VOSSA MAJESTADE".... "VOSSA" é o pronome pessoal da segunda pessoa do PLURAL. Mas quantos "reis" há ali? Ao apresentar um trabalho perante uma audiência ou numa reunião de negócios, dizendo: "NOSSO trabalho tem o objetivo de...."

Diabo! ele existe mesmo?

Como podemos admitir a existência de lúcifer, uma vez que sua energia é totalmente antagônica e contrária a de D'us e como Ele permitiria uma força oposta, provocar caos, já que D'us é harmonia, paz, sucesso, prosperidade e tudo o que há de melhor? RESPOSTA: D'us criou forças positivas e forças negativas, possibilitando desta forma que o ser humano possa exercer seu livre arbítrio. Caso contrário, não faria sentido a aplicação de recompensa e castigo. O objetivo, com certeza, é escolher o caminho positivo, e esta escolha possui muito mais valor na medida em que vencemos nossas inclinações negativas. Na Cabalá é explicado que estas forças negativas recebem seu sustento de D'us pelas "costas" - como alguém que precisa dar algo para seu inimigo. Você já viu algum atleta vencer uma dura parada e ganhar medalha de ouro sem extremo esforço? Aqui é a mesma coisa! Sem barreiras, seríamos todos iguais e de níveis idênticos, sem reconhecimento, sem medalhas, sem ideais,