Pular para o conteúdo principal

Echad x Yashid ( UM ou um )


Explicando a diferença entre UM e um,

Texto do Shemá Yisrael, A-do-nai E-lo-hê-nu, A-do-nai Echad - "Ouve, Israel, A-do-nai é nosso D'us, A-do-nai é Um."


A palavra hebraica aqui empregada para Um - "echad" significa uma unidade composta e, portanto, não excluía o conceito cristão de uma Trindade de Pessoas dentro daquela unicidade. A palavra hebraica que expressa unidade absoluta é "yachid".

Fiquei muito contente por você ter feito esta pergunta, porque estou certo de que alguns de nossos leitores judeus ficarão confusos com seu dilema. Como posso estar tão certo de que eles ficarão desorientados pela simples leitura de sua pergunta? Tente imaginar a reação de espanto de um judeu (que tem seu monoteísmo intacto) ao descobrir por sua pergunta que missionários usam seu querido credo nacional "Ouve, Israel, A-do-nai é nosso D'us, A-do-nai é Um" (em hebraico, echad) para provar a doutrina da Trindade. Para surpresa de muitos, os crentes na Trindade usarão freqüentemente este celebrado versículo para apoiar a crença em uma natureza tri-una de D'us. Examinemos mais detidamente este argumento.

Para apoiar esta afirmação de que há múltiplas pessoas dentro do deus, os missionários insistem que a palavra hebraica "echad" (um) ao final de Devarim 6:4 não significa um UM absoluto, mas ao contrário, pode apenas significar uma unidade composta, ou muitas coisas em uma. Citarão freqüentemente dois versículos para apoiar esta afirmação.

O primeiro é Bamidbar 13:23, que diz: "Então eles foram ao Vale de Eshcol, e cortaram um galho com um (echad) cacho de uvas; carregaram-no entre dois deles, numa vara. Levaram também alguns dos figos e das romãs."

O segundo é Bereshit 1:5, que diz: "... e houve a noite e houve a manhã, um (echad) dia."
Destes versículos, discutem eles, fica claro que a palavra hebraica "echad" pode apenas significar uma fusão de várias coisas em uma.
Embora esta prova seja falha, para aqueles que não têm um mínimo de conhecimento do idioma hebraico, este argumento pode ser bem intrigante.

A palavra "echad" em hebraico funciona exatamente da mesma maneira que a palavra "um" em português. Em português, pode-se dizer: "estas quatro cadeiras e a mesa formam uma mobília de jantar," ou então: "Há um centavo em minha mão." Desses dois exemplos, é fácil ver como a palavra "um" pode significar várias coisas em uma, como é o caso da mobília, ou apenas uma, no caso do centavo.

Embora a palavra hebraica "echad" funcione exatamente da mesma maneira, outras religiões jamais oferecerão exemplos bíblicos onde a palavra "echad" signifique "somente um." Assim, apenas apresentando versículos das Escrituras como Bereshit 1:5 e Bamidbar 23:13, isso cria para o novato a ilusão de que a palavra "echad" é de alguma forma sinônimo de uma unidade composta. Nada, é claro, poderia estar mais longe da verdade.
Por exemplo, pode-se ler em Devarim 17:6: "Pela boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, aquele que merece a morte deve ser posto à morte; mas pela boca de uma (echad) testemunha, ele não deve ser posto à morte." Ou Cohêlet 4:8: "Há apenas um (echad), sem uma companhia; sim, ele nem tem filho..."

Nos dois versículos acima a mesma palavra hebraica é usada, e a palavra "echad" está claramente referindo-se a apenas um, não a uma unidade composta.

A dúvida que imediatamente nos vem à mente é: se a palavra hebraica "echad" pode significar tanto uma unidade composta como apenas a unidade, como se pode dizer qual definição é válida ao estudarmos um versículo? A resposta é: exatamente da mesma maneira que a palavra "um" é entendida em português, ou seja, pelo contexto. "Quatro cadeiras e uma mesa fazem uma mobília de sala de jantar" é uma unidade composta, e "Ouve, Israel, A-do-nai é nosso D'us, A-do-nai é Um" é puro monoteísmo.

A questão do Shemá não é nova, ela já foi feita por nossos Sábios no sagrado livro do Zôhar. Será que devemos chamar a D'us de "echad", palavra que pode ser erroneamente interpretado como uma unidade composta? Não seria um risco usá-la, afinal, o segundo mandamento é claro ao proibir qualquer forma de idolatria?
Chassidut e Cabalá dão uma explicação mais profunda do assunto. Claro que D'us não pode ser chamado por "echad" (que pode significar uma unidade composta), e somente poderia ser chamado por "yachid" (que significa único absoluto). Porém neste caso do versículo "Shemá Yisrael, A-do-nai E-lo-hê-nu, A-do-nai Echad" a palavra "echad" é proposital: Ao proferir o Shemá estamos dizendo que não somente D'us é único (yachid) mas que também não há outra coisa além do um, pois todas as criaturas do universo não estão separadas d'Ele, mas estão anuladas perante Ele.

Esta idéias está explícita na palavra "echad", que em hebraico é formada por três letras: alef, chet, dalet. a primeira letra, alef, com valor numérico 1, diz respeito ao D'us Único; a segunda, chet, com valor numérico 8, significa que Ele tem soberania absoluta sobre os Sete Céus e a Terra; a terceira, dalet, com valor numérico 4, lembra que Ele também domina os quatro pontos cardeais.

Sendo assim, devemos dar ênfase especial na última palavra do Shemá, refletir sobre seu significado, e perceber como toda a criação está anulada perante este Um Único.


Gostaria de saber mais sobre esse e mais temas semelhantes?, acesse os links abaixo:

https://go.hotmart.com/O89438430H
https://go.hotmart.com/R89438432G
https://go.hotmart.com/N89438433G
https://go.hotmart.com/P89438434R

1- Torá, 2- Dicionário, 3- Gramática, 4- Conversão
Respectivamente.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O principe messiânico em Ezequiel

O “PRÍNCIPE” MESSIÂNICO EM EZEQUIEL QUEM É? O “Príncipe” de Ezequiel – Quem é? I. Introdução A idéia de que o futuro rei da linhagem de Davi, o Messias será uma pessoa de carne e osso parece perturbar muito os cristãos e os missionários em geral; afinal de contas, se Jesus é o Messias ele não é uma pessoa comum de acordo com a crença cristã tradicional, mas sim, um ser híbrido – meio humano, meio divino. Entretanto, mesmo sendo parte humano, Jesus não poderia ter filhos (segundo afirmam) e sendo alegadamente parte divino, ele não poderia cometer iniqüidades. Nesse estudo, um dos personagens centrais da segunda parte do livro de Ezequiel (caps. 40-48), chamado de “príncipe” [נָשִׂיא (nasí)] será estudado e identificado. Nosso foco será esse personagem que aparece várias vezes no livro de Ezequiel nas seções onde o profeta apresenta os eventos que ainda ocorrerão durante a Era Messiânica, dando ênfase à reedificação do Templo sagrado em Jerusalém, se

Plural Majestático, Não há mais de Um D'us.

Bereshit/Genesis1:26 Façamos o homem nossa imagem em Hebraico. כו וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים, נַעֲשֶׂה אָדָם בְּצַלְמֵנוּ כִּדְמוּתֵנוּ; וְיִרְדּוּ בִדְגַת הַיָּם וּבְעוֹף הַשָּׁמַיִם, וּבַבְּהֵמָה וּבְכָל-הָאָרֶץ, וּבְכָל-הָרֶמֶשׂ, הָרֹמֵשׂ עַל-הָאָרֶץ. Português: E disse Deus:   Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;   domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. É comum o uso verbal pluralico hebraico para a pessoa singular. Exemplos Juizes 13:15,Daniel 2:36 e outros. Deus estava tão acompanhado quanto um REI... Apesar de ser UM SÓ, você diz "VOSSA MAJESTADE".... "VOSSA" é o pronome pessoal da segunda pessoa do PLURAL. Mas quantos "reis" há ali? Ao apresentar um trabalho perante uma audiência ou numa reunião de negócios, dizendo: "NOSSO trabalho tem o objetivo de...."

Diabo! ele existe mesmo?

Como podemos admitir a existência de lúcifer, uma vez que sua energia é totalmente antagônica e contrária a de D'us e como Ele permitiria uma força oposta, provocar caos, já que D'us é harmonia, paz, sucesso, prosperidade e tudo o que há de melhor? RESPOSTA: D'us criou forças positivas e forças negativas, possibilitando desta forma que o ser humano possa exercer seu livre arbítrio. Caso contrário, não faria sentido a aplicação de recompensa e castigo. O objetivo, com certeza, é escolher o caminho positivo, e esta escolha possui muito mais valor na medida em que vencemos nossas inclinações negativas. Na Cabalá é explicado que estas forças negativas recebem seu sustento de D'us pelas "costas" - como alguém que precisa dar algo para seu inimigo. Você já viu algum atleta vencer uma dura parada e ganhar medalha de ouro sem extremo esforço? Aqui é a mesma coisa! Sem barreiras, seríamos todos iguais e de níveis idênticos, sem reconhecimento, sem medalhas, sem ideais,