Pular para o conteúdo principal

Ainda com dúvida sobre a existência de Lúcifer?



Primeiramente Lucifer( Lux Ferros ) não existe,é criação de Roma e acréscimo de Agostinho.

Quanto a SATANÁS, observe o seguinte:

1) o judaísmo tem uma visão BEM DIFERENTE sobre o “demônio”. Em primeiro lugar, nós não o chamamos de DEMÔNIO, e sim, SATAN. A palavra SATAN significa em hebraico, ADVERSÁRIO; Mas, veja bem, ADVERSÁRIO e não necessariamente INIMIGO (há diferenças entre as palavras!) que em hebraico é “oyev”.


2) Em segundo lugar, nós também não o chamamos de DIABO, que vem da palavra grega “diávolos” algo como, “caluniador”.

3) Você vai ver também, que nas Escrituras Judaicas (o “Velho Testamento”) MUITO POUCO se fala sobre ele, ao contrário do Novo Testamento. Referências claras mesmo, só no livro de Jó, Samuel, Crônicas e Zacarias, e ainda assim, como te disse, apenas como SATAN.


4) A Torah (Gen/Ex/Lev/Num/Deut) praticamente desconhece a existência dele



5) Nas Escrituras judaicas (o “Velho Testamento”) o SATAN aparece NÃO como uma força CONTRÁRIA a D’us, mas sim, ABSOLUTAMENTE SUBMISSA a Ele. Veja os textos de: 



Jó 1:6-12 --- aqui Satan PEDE que D’us toque na vida de Jó e o prove. D’us PERMITE que Satan o faça.



Jó 2:1-7 ---- aqui, Satan PEDE que D’us toque “na carne” de Jó e que o fira com chagas malignas. D’us PERMITE que Satan o faça. (Note: nos dois textos citados, Satan diz a D’us: “ESTENDE, porém a MÃO e TOCA-LHE em tudo quanto tem....” e “ESTENDE a MÃO e TOCA-LHE nos ossos...” --- a referência clara aqui é que D’US É QUEM ESTÁ DE FATO, FAZENDO TUDO AQUILO NA VIDA DE JÓ)



I Samuel 18:10 ---- Neste texto, um ESPÍRITO MALIGNO “da parte de D’us” se apossou de Saul e o perturbava.... (Note: “da parte de D’us....”)



II Samuel 24:1 --- Aqui, D’US é quem “incita” Davi a levantar o censo



I Crônicas 21:1 --- Aqui, já é SATAN quem “incita” David a levantar O MESMO censo de II Samuel 24:1!!



Zacarias 3:1-2 --- Aqui SATAN é repreendido por D’us no sentido de que estava à direita do sumo sacerdote para se OPOR a ele.


Esta é sua função: OPOSIÇÃO --- uma forma de “promotor”. A função de um promotor num tribunal é justamente se opor ao réu e buscar evidências para que a justiça seja feita. De forma alguma poderíamos dizer que a função do promotor de justiça é DISPENSÁVEL, muito pelo contrário: Ele é quem faz de fato com que os reclames da justiça sejam cumpridos. Sabemos que um advogado de defesa deve fazer de tudo para INOCENTAR o seu cliente, ou quando isso é impossível, tentar “amenizar” a pena. Ambas as partes são necessárias no processo. No judaísmo, nosso ADVOGADO DE DEFESA, são as obras feitas em vida, o cumprimento das mitzvot e a obediência à voz divina --- isso tem um peso grande contra a argumentação do “promotor”. 


Assim sendo, vemos que SATAN não passa de uma força que trabalha em comunhão com o propósito divino. No judaísmo, NÃO HÁ DUAS FORÇAS ANTAGÔNICAS lutando pelo domínio do universo. SÓ D’US É SOBERANO! Só Ele ordena as forças celestiais e as comanda. Não há uma luta entre D’us e o “diabo” acontecendo neste momento em lugar algum do universo --- isto é reflexo da doutrina de ZOROASTRO (séc VI aEC) no cristianismo. O zoroastrismo acreditava que DUAS FORÇAS (o bem e o mal) lutavam entre si para o domínio do cosmos. O Judaísmo, religião dos santos profetas e patriarcas, NÃO acredita assim.


Gostaria de saber mais sobre esse e mais temas semelhantes?, acesse os links abaixo:

https://go.hotmart.com/O89438430H
https://go.hotmart.com/R89438432G
https://go.hotmart.com/N89438433G
https://go.hotmart.com/P89438434R

1- Torá, 2- Dicionário, 3- Gramática, 4- Conversão
Respectivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O principe messiânico em Ezequiel

O “PRÍNCIPE” MESSIÂNICO EM EZEQUIEL QUEM É? O “Príncipe” de Ezequiel – Quem é? I. Introdução A idéia de que o futuro rei da linhagem de Davi, o Messias será uma pessoa de carne e osso parece perturbar muito os cristãos e os missionários em geral; afinal de contas, se Jesus é o Messias ele não é uma pessoa comum de acordo com a crença cristã tradicional, mas sim, um ser híbrido – meio humano, meio divino. Entretanto, mesmo sendo parte humano, Jesus não poderia ter filhos (segundo afirmam) e sendo alegadamente parte divino, ele não poderia cometer iniqüidades. Nesse estudo, um dos personagens centrais da segunda parte do livro de Ezequiel (caps. 40-48), chamado de “príncipe” [נָשִׂיא (nasí)] será estudado e identificado. Nosso foco será esse personagem que aparece várias vezes no livro de Ezequiel nas seções onde o profeta apresenta os eventos que ainda ocorrerão durante a Era Messiânica, dando ênfase à reedificação do Templo sagrado em Jerusalém, se

Plural Majestático, Não há mais de Um D'us.

Bereshit/Genesis1:26 Façamos o homem nossa imagem em Hebraico. כו וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים, נַעֲשֶׂה אָדָם בְּצַלְמֵנוּ כִּדְמוּתֵנוּ; וְיִרְדּוּ בִדְגַת הַיָּם וּבְעוֹף הַשָּׁמַיִם, וּבַבְּהֵמָה וּבְכָל-הָאָרֶץ, וּבְכָל-הָרֶמֶשׂ, הָרֹמֵשׂ עַל-הָאָרֶץ. Português: E disse Deus:   Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;   domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. É comum o uso verbal pluralico hebraico para a pessoa singular. Exemplos Juizes 13:15,Daniel 2:36 e outros. Deus estava tão acompanhado quanto um REI... Apesar de ser UM SÓ, você diz "VOSSA MAJESTADE".... "VOSSA" é o pronome pessoal da segunda pessoa do PLURAL. Mas quantos "reis" há ali? Ao apresentar um trabalho perante uma audiência ou numa reunião de negócios, dizendo: "NOSSO trabalho tem o objetivo de...."

Cristianismo ou Paulinismo?

     As 13 cartas escritas por São Paulo sintetizam o pensamento do apóstolo, que viria a moldar a doutrina cristã.  Elas foram redigidas entre os anos 50 e 60 e são os mais antigos documentos da história do cristianismo – os quatro evangelhos canônicos de Mateus, Marcos, Lucas e João ficaram prontos apenas entre os anos 70 e 100. A influência do apóstolo na consolidação da doutrina cristã pode ser medida pelo fato de suas epístolas representarem quase metade dos 27 livros do Novo Testamento. Com elas, dizem os estudiosos, Paulo não tinha a pretensão de formular tratados teológicos. "Elas são resultado de experiências vivenciadas pelas comunidades paulinas", afirma o André Chevitarese.  Uma corrente de biblistas defende que nem todas foram de fato escritas por Paulo – algumas teriam sido redigidas por seus discípulos após a morte do apóstolo. "Elas são muito diferentes em estilo literário e conteúdo", afirma Pedro Vasconcellos, da PUC. Para a Igreja, no entanto, tod