Pular para o conteúdo principal

Sacerdócio Mórmon vs Sacerdócio de D'us







Antes dos judeus, entre os noahides( justos monoteístas ) haviam sacerdotes familiares


o serviço deles era organizar para que nenhum rito, ou bracha( Benção ) saísse errado,esse serviço foi repassado aos levitas no cativeiro.

No Egito os levitas foram os únicos que mantiveram o monoteísmo por isso foram escolhidos para continuar com o serviço após a saída. Antes do estabelecimento da Torah, havia a figura do "sacerdote", essa função era exercida pelo patriarca e seguida por um dos irmão da família, o serviço dessa pessoa era se aprofundar em assuntos espirituais enquanto a família tinha sua funções.

No Caso da família de Noach essa função era exercida por Shem que acabou sendo o único a preservar a tradição monoteísta, Shem e seu filho Ever após o dilúvio se tornaram os únicos a preservar esse conhecimento transmitido futuramente a Avraham.

Avraham passou a Ismael e Isaque e este a Essav, e Yaacov.

Yaacov teve muitos filhos e nem todos poderiam se ocupar do estudo das coisas sagradas, isso recaiu sobre Levi. 

Após 400 anos de cativeiro apenas Levi tinha um profundo conhecimento do monoteísmo, a tradição nos conta que as outras 11 tribos escondiam Levi dos egípcios, para que eles pudessem estudar. 

Quando da entrega da Torah D-us só confirmou o que havia se estabelecido desde sempre, ou seja um dos irmão cuidava das coisas sagradas. 


Agora a função do sacerdócio é simplesmente manter o rigor dos ritos e preservar o conhecimento, o cumprimento de uma mitzvah é algo muito sério, não existe em nosso modo de vida o termo "o que vale é a intenção", os sábios dizem que na dúvida de cumprir uma mitzvah ou recitar uma bracha, não faça. 

Por isso o sacerdócio foi estabelecido, eles deveriam ter uma concentração tão grande que o menor erro nos recintos mais sagrados poderiam ocasionar a morte dos cohanim( sacerdote ), vide o exemplo de Nadav e Avihu 

Não há várias espécies de sacerdócio. O sacerdócio propriamente dito só existe depois da outorga da Torá, quando houve a prescrição de leis rituais e a formação do sistema de castas no judaísmo. Sacerdote é aquele que pertence à família de Aharon e que, por isso, tinha o dever de cuidar das tarefas afetas ao sistema sacrifical.

Mélech-Tsédek, o rei de Salém, era sacerdote de Baal Elion, o Deus da cidade de Jerusalém, que, até onde eu sei, era um D’us único e aparece na Torah como o El Elion, isto é, "D’us Altíssimo". Porém, o que Mélech-Tsédek, ou Shem, como diz a tradição, exercia, não era o sacerdócio judaico, mas sim um título próprio do serviço noahídico que prestava.

Vejamos que, quando se diz que Mélech-Tsédek era sacedorte de El Elion, tudo o que se diz era que ele "trouxe pão e vinho", ou seja, ele provavelmente não estava fazendo mais do que uma simples seudá, (uma refeição ritual).

Malki-Tsedek citado em Bereshit não se refere ao citado em Tehilim (Salmos) um faz referencia a uma escola do mesmo nome, o outro se refere ao descendente do personagem (Shem). 


O salmo da bíblia cristã é mal traduzido pois usa a palavra Melquisedeque, quando na verdade o Rei David em seu salmo cita textualmente o adjetivo REI DA JUSTIÇA. 


Malki-Tsedek significa rei justo, enquanto o texto de Tehilim fala em Rei da Justiça. 


נִשְׁבַּע יְהוָה, וְלֹא יִנָּחֵם-- אַתָּה-כֹהֵן לְעוֹלָם; 


עַל-דִּבְרָתִי, מַלְכִּי-חַצֶדֶק 



O Eterno, que não se arrepende nem desfaz sua palavra, jurou: Para todo o sempre serás um sacerdote, porquanto és o REI DA JUSTIÇA (Malki-Hatsedek). 


Malki-Tsedek é um apelido (Rei Justo) 


Malki-Hatsedek é um adjetivo (Rei da Justiça)


Gostaria de saber mais sobre esse e mais temas semelhantes?, acesse os links abaixo:

https://go.hotmart.com/O89438430H
https://go.hotmart.com/R89438432G
https://go.hotmart.com/N89438433G
https://go.hotmart.com/P89438434R

1- Torá, 2- Dicionário, 3- Gramática, 4- Conversão
Respectivamente.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O principe messiânico em Ezequiel

O “PRÍNCIPE” MESSIÂNICO EM EZEQUIEL QUEM É? O “Príncipe” de Ezequiel – Quem é? I. Introdução A idéia de que o futuro rei da linhagem de Davi, o Messias será uma pessoa de carne e osso parece perturbar muito os cristãos e os missionários em geral; afinal de contas, se Jesus é o Messias ele não é uma pessoa comum de acordo com a crença cristã tradicional, mas sim, um ser híbrido – meio humano, meio divino. Entretanto, mesmo sendo parte humano, Jesus não poderia ter filhos (segundo afirmam) e sendo alegadamente parte divino, ele não poderia cometer iniqüidades. Nesse estudo, um dos personagens centrais da segunda parte do livro de Ezequiel (caps. 40-48), chamado de “príncipe” [נָשִׂיא (nasí)] será estudado e identificado. Nosso foco será esse personagem que aparece várias vezes no livro de Ezequiel nas seções onde o profeta apresenta os eventos que ainda ocorrerão durante a Era Messiânica, dando ênfase à reedificação do Templo sagrado em Jerusalém, se

Plural Majestático, Não há mais de Um D'us.

Bereshit/Genesis1:26 Façamos o homem nossa imagem em Hebraico. כו וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים, נַעֲשֶׂה אָדָם בְּצַלְמֵנוּ כִּדְמוּתֵנוּ; וְיִרְדּוּ בִדְגַת הַיָּם וּבְעוֹף הַשָּׁמַיִם, וּבַבְּהֵמָה וּבְכָל-הָאָרֶץ, וּבְכָל-הָרֶמֶשׂ, הָרֹמֵשׂ עַל-הָאָרֶץ. Português: E disse Deus:   Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;   domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. É comum o uso verbal pluralico hebraico para a pessoa singular. Exemplos Juizes 13:15,Daniel 2:36 e outros. Deus estava tão acompanhado quanto um REI... Apesar de ser UM SÓ, você diz "VOSSA MAJESTADE".... "VOSSA" é o pronome pessoal da segunda pessoa do PLURAL. Mas quantos "reis" há ali? Ao apresentar um trabalho perante uma audiência ou numa reunião de negócios, dizendo: "NOSSO trabalho tem o objetivo de...."

Cristianismo ou Paulinismo?

     As 13 cartas escritas por São Paulo sintetizam o pensamento do apóstolo, que viria a moldar a doutrina cristã.  Elas foram redigidas entre os anos 50 e 60 e são os mais antigos documentos da história do cristianismo – os quatro evangelhos canônicos de Mateus, Marcos, Lucas e João ficaram prontos apenas entre os anos 70 e 100. A influência do apóstolo na consolidação da doutrina cristã pode ser medida pelo fato de suas epístolas representarem quase metade dos 27 livros do Novo Testamento. Com elas, dizem os estudiosos, Paulo não tinha a pretensão de formular tratados teológicos. "Elas são resultado de experiências vivenciadas pelas comunidades paulinas", afirma o André Chevitarese.  Uma corrente de biblistas defende que nem todas foram de fato escritas por Paulo – algumas teriam sido redigidas por seus discípulos após a morte do apóstolo. "Elas são muito diferentes em estilo literário e conteúdo", afirma Pedro Vasconcellos, da PUC. Para a Igreja, no entanto, tod