Pular para o conteúdo principal

E se... o cristianismo não existisse?

Texto Tiago Cordeiro
Se Jesus não tivesse existido – ou se a pregação cristã não tivesse se propagado com força suficiente para o nascimento de uma nova religião –, os romanos iriam continuar politeístas. O que não significa que eles manteriam o paganismo original. No fim do século 3, quando o cristianismo já era uma crença popular, outra fé disputava com ele os corações do império: o mitraísmo. Originário da Pérsia, o mitraísmo foi levado a Roma pelos legionários que voltavam das províncias do Oriente. Tornou-se o culto majoritário dos militares, converteu boa parte do senado e chegou ao topo do poder: no ano 274, o próprio imperador Aureliano mandou construir um templo e criou um corpo de sacerdotes para a religião. “Se o Império Romano não tivesse sido conquistado pelo cristianismo, ele certamente seria mitraísta”, diz André Chevitarese, professor de história antiga da UFRJ. Mas por que você nunca ouviu falar em mitraísmo? É que, com a vitória dos cristãos, essa religião foi banida no ano 391 e desapareceu. Ela surgiu por volta do século 3 a.C., inspirada no profeta Zaratustra, que tinha vivido por volta do ano 1000 a.C. O deus máximo, para quem as principais oferendas eram feitas, era Mitra, relacionado ao Sol. “O mitraísmo era menos fundamentalista e mais tolerante e democrático do que qualquer monoteísmo. Mas não havia espaço para as mulheres na vida pública”, diz o professor. Só que, com ou sem cristianismo, o islamismo se desenvolveria do mesmo jeito – já que é uma derivação direta do judaísmo. E seria uma religião de grande força. Sem a concorrência dos cristãos na Terra Santa, poderiam se lançar aos mares e conquistar novos territórios. Inclusive o Brasil.
Ano 1 D.Z. (Depois de Zaratrusta) - Nascimento aproximado de Zaratustra, profeta persa que criou as bases do zoroastrismo.
800 - Surge na Pérsia a religião do mitraísmo, com preceitos tomados dos ensinamentos de Zaratustra.
1000 - Nascimento de Jesus Cristo. Ou não.
Calendário cristão - 1 DC
1100 - O mitraísmo se espalha por todo o Império Romano, da Inglaterra ao Oriente Médio.
Calendário cristão - 100
1476 - O Império Romano se desfaz sem conflitos. Também adeptos do mitraísmo, os povos bárbaros fundam os próprios países. Sob a influência do mistraísmo, todo o território de Londres à Ásia Menor experimenta um grande desenvolvimento artístico.
Calendário cristão - 476
1570 - Nascimento de Maomé. Nos séculos seguintes, o islamismo se espalha pelo Oriente Médio e pelo norte da África.
Calendário cristão - 570
Calendário muçulmano - 1
1900 - Os islâmicos invadem a Índia e a Europa. Ocupam a península Ibérica, o sul da Itália (até a cidade de Roma) e toda a faixa que vai da Grécia à Áustria. Tentam avançar mais para o norte, mas são contidos.
Calendário cristão - 900
Calendário muçulmano - 330
2028 - Navegadores islâmicos descobrem as Américas e se estabelecem na ilha de Cuba. Dali se expandem para o norte, até a altura dos atuais estados americanos do Texas, de Oklahoma e do Tennessee, e ao sul, até o estado de São Paulo.
Calendário cristão - 1028
Calendário muçulmano - 458
2157 - Os territórios ao norte do Texas, ao sul de São Paulo e em áreas geladas, como nos Andes, não agradam aos muçulmanos, que não os ocupam. Os europeus mitraístas, que começaram as viagens de descobrimento depois, começam a ocupar essas áreas.
Calendário cristão - 1157
Calendário muçulmano - 587
2300 - O clima do sertão nordestino agrada ao islã, que funda lá um califado muito rico. No sudeste, a baía de Guanabara se torna um pólo mercantil. As principais cidades mitraístas ficam onde estão Buenos Aires e Nova York. Índia e China se tornam muçulmanas.
Calendário cristão - 1300
Calendário muçulmano - 730
2600 - Cresce a tensão religiosa. O exército maometano é atacado pelos mitraístas no Rio de Janeiro. Em retaliação, a base islâmica no Texas ataca o norte mitraísta. A guerra chega à Europa. Em 2604, o conflito torna-se global. Começa assim a 1ª Guerra Mundial.
Calendário cristão - 1600
Calendário muçulmano - 1030
2624 - Depois de 20 anos de batalhas, é decretado um armistício. Os mitraístas saem mais fortes do que os inimigos: conquistam territórios no Pantanal e na Amazônia. Os judeus ocupam parte de Jerusalém. A cidade é dividida ao meio por um muro.
Calendário cristão - 1624
Calendário muçulmano - 1054
2900 - Os islâmicos, que tinham saído da 1ª Guerra muito abatidos, se recuperam e começam uma grande escalada militar. Quinze anos depois, os muçulmanos atacam Paris e dão início à 2ª Guerra Mundial, que eles vencem.
Calendário cristão - 1900
Calendário muçulmano - 1330
3007 - Os mitraístas perdem territórios importantes. Nova York e Buenos Aires são islamizadas à força. De toda a população do planeta, 85% são muçulmanos. Os mitraístas se tornam um grupo radical que arremessa dois aviões contra a maior mesquita nova-iorquina.
Calendário cristão - 2007
Calendário muçulmano - 1437



Gostaria de saber mais sobre esse e mais temas semelhantes?, acesse os links abaixo:

https://go.hotmart.com/O89438430H
https://go.hotmart.com/R89438432G
https://go.hotmart.com/N89438433G
https://go.hotmart.com/P89438434R

1- Torá, 2- Dicionário, 3- Gramática, 4- Conversão
Respectivamente.

Comentários

  1. Eu curti muito seu texto,e peço permissão para compartilhar num grupo de debate religioso no Facebook.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se consegui enviar meu comentário anterior.
    Em todo caso,por favor,veja o grupo onde eu compartilhei esse texto.
    Ingresse lá, debata esse texto seu conosco.
    Está em meu tópico, "e se o mundo não fosse cristão?"
    No grupo,eu sou a Orquidéia Gonçalves.(meu nome real)

    https://www.facebook.com/groups/524047697644880/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece uma ficção....forte concorrência para o longa metragem Noé.

      Excluir
    2. Nihil Metilene o texto é de Tiago Cordeiro, da Revista Super Interessante, se não me engano.

      Excluir
    3. é um paradigma interessante,mas a milhões de possibilidades a até a possibilidade de o islã ter se tornado global logo no inicio só averia alla e averia paz

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O principe messiânico em Ezequiel

O “PRÍNCIPE” MESSIÂNICO EM EZEQUIEL QUEM É? O “Príncipe” de Ezequiel – Quem é? I. Introdução A idéia de que o futuro rei da linhagem de Davi, o Messias será uma pessoa de carne e osso parece perturbar muito os cristãos e os missionários em geral; afinal de contas, se Jesus é o Messias ele não é uma pessoa comum de acordo com a crença cristã tradicional, mas sim, um ser híbrido – meio humano, meio divino. Entretanto, mesmo sendo parte humano, Jesus não poderia ter filhos (segundo afirmam) e sendo alegadamente parte divino, ele não poderia cometer iniqüidades. Nesse estudo, um dos personagens centrais da segunda parte do livro de Ezequiel (caps. 40-48), chamado de “príncipe” [נָשִׂיא (nasí)] será estudado e identificado. Nosso foco será esse personagem que aparece várias vezes no livro de Ezequiel nas seções onde o profeta apresenta os eventos que ainda ocorrerão durante a Era Messiânica, dando ênfase à reedificação do Templo sagrado em Jerusalém, se

Plural Majestático, Não há mais de Um D'us.

Bereshit/Genesis1:26 Façamos o homem nossa imagem em Hebraico. כו וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים, נַעֲשֶׂה אָדָם בְּצַלְמֵנוּ כִּדְמוּתֵנוּ; וְיִרְדּוּ בִדְגַת הַיָּם וּבְעוֹף הַשָּׁמַיִם, וּבַבְּהֵמָה וּבְכָל-הָאָרֶץ, וּבְכָל-הָרֶמֶשׂ, הָרֹמֵשׂ עַל-הָאָרֶץ. Português: E disse Deus:   Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;   domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. É comum o uso verbal pluralico hebraico para a pessoa singular. Exemplos Juizes 13:15,Daniel 2:36 e outros. Deus estava tão acompanhado quanto um REI... Apesar de ser UM SÓ, você diz "VOSSA MAJESTADE".... "VOSSA" é o pronome pessoal da segunda pessoa do PLURAL. Mas quantos "reis" há ali? Ao apresentar um trabalho perante uma audiência ou numa reunião de negócios, dizendo: "NOSSO trabalho tem o objetivo de...."

Diabo! ele existe mesmo?

Como podemos admitir a existência de lúcifer, uma vez que sua energia é totalmente antagônica e contrária a de D'us e como Ele permitiria uma força oposta, provocar caos, já que D'us é harmonia, paz, sucesso, prosperidade e tudo o que há de melhor? RESPOSTA: D'us criou forças positivas e forças negativas, possibilitando desta forma que o ser humano possa exercer seu livre arbítrio. Caso contrário, não faria sentido a aplicação de recompensa e castigo. O objetivo, com certeza, é escolher o caminho positivo, e esta escolha possui muito mais valor na medida em que vencemos nossas inclinações negativas. Na Cabalá é explicado que estas forças negativas recebem seu sustento de D'us pelas "costas" - como alguém que precisa dar algo para seu inimigo. Você já viu algum atleta vencer uma dura parada e ganhar medalha de ouro sem extremo esforço? Aqui é a mesma coisa! Sem barreiras, seríamos todos iguais e de níveis idênticos, sem reconhecimento, sem medalhas, sem ideais,